Pastilhas no chão do banheiro, pode?

Mudei de casa recentemente e acabei encontrando um ambiente totalmente diferente do que eu vivi nesses 18 meses (saudades do meu apê), piso amadeirado e pastilhas no banheiro. Foi uma mudança e tanta, aprender novas técnicas de cuidados e limpeza com o revestimento colocado. Eu confesso que nunca fui fã de nenhum dos dois, prefiro aqueles pisos gigantescos de porcelanato e totalmente branco, haha.

A madeira não foi o problema e sim as pastilhas no banheiro, eu confesso que nunca vi pastilhas aplicadas no chão e fiquei surpresa com isso. Ultimamente vemos com frequência em piscinas, mas no banheiro somente em paredes. Infelizmente sofremos com as pastilhas se soltando da parte de dentro do box, onde mais molhamos e podemos ver que a aplicação não foi feita da maneira correta.

∴ Link imagem ∴

Decidi escrever sobre esse assunto para as pessoas que gostam desse tipo de aplicação no banheiro e que é possível ter pastilhas no chão sim! Eu sempre pensei que seria impossível aplicar aquelas pastilhas de vidro no chão, que aquilo era mais apropriado para as paredes, mas isso depende do gosto de cada pessoa.

A pastilha de vidro é a mais comum e sua absorção de água é quase 0%, ela é ideal para áreas molhadas como piscinas, banheiros, lavabos e saunas, mas o que realmente incomoda é o descolamento delas por falta de mão de obra especializada.

Porque elas se soltam?

Se houver infiltração elas podem se soltarem, isso acontece quando a água atravessa a capilaridade dos materiais, criando mofo, manchas, bolhas etc. É interessante fazer uma averiguação se o ambiente tem alguma infiltração e reparar antes da aplicação das placas de pastilhas, evitando o problema do deslocamento. É muito importante contratar um especialista em aplicação de pastilhas, pois se forem aplicadas por uma pessoa que não tem conhecimento, elas podem se deslocar também. A área à ser aplicada tem que ser bem nivelada e sem nenhum tipo de infiltração, isso garante o serviço e prolonga a vida das pastilhas.

Aplicação

Passo a passa para aplicação de pastilhas de vidro

1. A superfície deve estar bem nivelada e limpa.

2. Use uma escariadeira de dentes finos para espalhar a argamassa de modo uniforme.

3. Assente as placas de pastilhas pressionando-as com um taco de madeira aparelhada ou desempenadeira de madeira, para que as pastilhas fiquem niveladas e as juntas sejam preenchidas.

4. Após algum tempo (que varia conforme o fabricante de argamassa), retire o papel com uma esponja embebida em água limpa. Não é necessário utilizar produtos químicos.

5. Faça o acabamento com a própria argamassa utilizada no assentamento e limpe com pano úmido.

Fonte: Lucia Pucca Massetani, arquiteta da fabricante Colormix.

Escolha correta

A escolha deve ser feita de uma forma cautelosa, as pastilhas de vidro normalmente são bem lisas, por isso devem ser pensadas antes de colocar em áreas molhadas, como o banheiro por exemplo. Hoje existem várias cores e modelos, inclusive os antiderrapantes, ideais para as áreas molhadas. Se você optar por pastilhas no piso do banheiro, pode recorrer à antiderrapante ou mesclar as de vidro com outros revestimentos. Mas cuidado, as pastilhas de vidros como eu disse anteriormente, devem ser colocadas por alguém especializado, porque elas correm o risco de cortarem os pés se por acaso se deslocarem.

∴ Link imagem ∴

Outra opção interessante são os pisos que imitam pastilhas, eles existem em diversos formatos e podem ser aplicados no chão.

Além das pastilhas no chão, você pode seguir o padrão da decoração aplicá – las somente nas paredes, você pode mesclar da forma que desejar e seu ambiente ficará do jeito que você gosta!Gostaram das dicas? Depois dessa experiência, resolvi saber um pouco mais sobre as pastilhas e passar conhecimento à vocês!  Em breve vou fazer uma postagem separada mostrando várias formas de aplicar pastilhas no ambiente! Me falem nos comentários se vocês gostam desse tipo de revestimento, vou amar saber!

 

  • aCHEI BONITO, MAS TENHO UM MEDO DE ENJOAR E SE COMEÇAR A SOLTAR AÍ BATE A BAD MESMO.

    • Eu tive o problema de soltar, mas como o apartamento não é meu, infelizmente não posso trocar 🙁

  • é bonito!! mas as vezes nem tudo que é bonito é eficiente ne hahah mas deve ter como limpar de maneira correta, ou então pensar na possibilidade de tirar e colocar algo melhor 😉 gostei dqui, bsj

    • É verdade Gabi, mas no meu caso o apartamento é alugado e como vou ficar pouco tempo, nem compensa. Mas se fosse meu, eu iria tirar já e colocar piso, haha.

  • Gostei bastante das pastilhas no chão, deixou o ambiente bem legal, porém acredito que elas ficam melhor na parede mesmo. As pastilhas azuis são bem lindas, adorei a última imagem com a parede colorida, aliás, muitas pessoas acham que o banheiro não precisa ser tão decorado, mas já eu sempre gosto de pensar nas possibilidades de colocar um pouco mais de detalhe onde é possível.

    • É verdade, as pastilhas ficam melhor nas paredes, porque eu estou vivendo com o deslocamento delas e é terrível, haha. É, o banheiro pode ser decorado sim, mesmo que seja somente um detalhe pequeno, mas faz toda diferença.