O “novo” retrô

Há algum tempo atrás era bem difícil encontrar alguém com menos de 20 anos que já tenha jogado num Atari. Telejogo? Turbo game? Nunca tinham nem ouvido falar…

Mas hoje em dia o velho está na moda. O retrô é uma tendência. E os tiozões de mais de 30 estão aproveitando para “fazer” dinheiro com consoles e games antigos, ou mesmo estão completando coleções com a considerável facilidade de encontrar seus itens na internet ou em grupos dedicados de redes sociais.

Com um pouco de disposição para procurar e negociar, é possível encontrar raridades que te levarão de volta à sua infância, se você ainda não estiver nessa fase. Isso porque com essa “moda retrô”, crianças e adolescentes que vivem na era de PS4 e XONE estão conhecendo e se interessando pelos precursores dessa geração.

O grande lado positivo dos games mais antigos é a diversão que nos era proporcionada. Não que jogos atuais não divirtam, tem muita gente que joga por prazer, mas os old school eram preocupados em jogar e se divertir, só isso. Não ligavam para taxa de FPS ou quantidade de pixels na tela. Nem se tinha grama ou o cabelo se mexia.

É por isso que jogos como Super Mário e Sonic são clássicos que não saem de moda. E é nessa onda retrô que algumas empresas estão lançando consoles (emulados) com jogos antigos na memória. A gigante Nintendo lançou uma versão do Nintendo Entertainment System, ou NES Classic Edition. É uma réplica reduzida do console original com 30 jogos na memória, mais o controle clássico para deleite dos nintendistas e colecionadores mais entusiastas. Isso porque o preço por aqui não é nada atrativo.

Já a Tectoy promete relançar também o Mega Drive. Mas esse será um console mesmo, refeito com peças atuais, mas com o desenho antigo, suportando até mesmo os controles clássicos. Outra boa pedida para quem quer sentir um ar nostálgico e se divertir com 22 jogos na memória.

Como gosto sempre de frisar, vídeo game é feito para entreter e divertir. E hoje, tenha você 10, 20, 30, 40 ou mais anos, não faltam opções para juntar uma galera e usar umas horas para salvar a princesa ou o mundo.