Meditação para curar sua mente

Com a minha viagem chegando, eu fico naquela ansiedade e na tensão em andar de avião. Eu fico extremamente desconfortável quando penso em entrar no avião, me sobe um desespero, fico perdida, fico ansiosa e não é uma ansiedade boa, pelo contrário, é a ansiedade que contei para vocês à uns meses atrás. Depois que comprei as passagens, tudo na minha vida foi afetado. Meu estômago ficou em crise junto comigo e minha menstruação atrasou, tudo isso por conta do medo, daquela ansiedade ruim que eu sempre tive. Entrar em um avião foi uma grande dificuldade para mim, ficar no alto em um aparelho que não tem sustentação é terrível para eu enfrentar.

Decidi que precisaria ter calma e buscar a tranquilidade para encarar os fatos. Conversei com um amigo do Jefferson que é piloto e ele me tranquilizou na parte de enfrentar o medo de voar, mas eu precisava de algo mais, eu precisava me ajudar mentalmente.

Buscando saber mais sobre o budismo, acabei encontrando um canal no youtube do Lama Michel Rinpoche, um homem estudioso e sábio, que fala um pouco sobre o budismo e ensina técnicas de meditação para as pessoas. Mas quem é Lama Michel?

Saiba mais sobre Lama Michel Rinpoche aqui.

“Lama Michel Rinpoche nasceu em 1981, em São Paulo, Brasil. Aos cinco anos sua conexão com o budismo tibetano tornou-se evidente quando encontrou-se com Lama Gangchen Rinpoche durante sua primeira visita ao Brasil, organizada por seus pais.
Nos anos seguintes, Lama Gangchen Rinpoche e outros mestres reconheceram Lama Michel como um tulku, a reencarnação de um mestre budista tibetano. Grandes Lamas como Zopa Rinpoche e Ghelek Rinpoche confirmaram que Lama Michel é a reencarnação de Drubchok Gyawal Sandrup, grande iogue e mestre tântrico da tradição Gelugpa. Com o passar dos anos, a ligação de Lama Michel com Lama Gangchen se fortaleceu. Com doze anos ele decidiu se engajar à vida monástica no monastério de Sera Me, no Sul da Índia. Em 8 de julho de 1994, Tcho Kör Duchen, dia dos primeiros ensinamentos de Buddha, Lama Michel foi entronizado, tanto no Monastério de Sera Me como no Monastério de Tashi Lhunpo, no sul da Índia. O nome tibetano de Lama Michel é Jangchub Choepel Lobsang Nyentrag que significa “Mente pura e famosa que difunde o dharma da iluminação”. Viveu por 12 anos no Monastério de Sera Me, onde recebeu formação tradicional que é dada aos Lamas, tanto na filosofia quanto nas práticas de meditação.
Sera Me é uma universidade monástica com quatro mil monges. Lama Michel, um dos únicos ocidentais ali, se destacou nos estudos, ficando entre os primeiros de sua classe.”

Em vídeos curtos, o Lama Michel deixa explicado brevemente o que é cada coisa no budismo, uma coisa fundamental para nós que somos leigos. Depois que eu assisti essas aulas, eu já me senti mais leve. Vi que realmente estava precisando de algo para começar a entender o meu corpo e principalmente, algo que me fizesse bem o suficiente para encarar esse medo que me afetou tanto. Veja aqui.

O Lama explica detalhadamente tudo, em seus vídeos mais longos, ele ensina a pessoa a meditar. É como se você estivesse presente a todo tempo com ele, sabendo dar uma pausa no seu corpo. Antigamente, era impossível parar para tentar meditar, mas conhecendo um pouco da técnica de meditação, eu senti que o meu corpo precisava de algo assim para melhorar. Veja aqui.

A meditação traz muitos benefícios à saúde mental e física, qualquer pessoa pode fazer e eu sugiro que pessoas que sofrem do mal da ansiedade, procurem assistir às aulas do Lama Michel, porque eu estou conseguindo identificar melhor as coisas, estou aprendendo a não sofrer com antecedência e principalmente, manter a positividade na minha vida. Depois que comecei a ver os vídeos, coisas boas aconteceram, porque estou mantendo meu foco em coisas boas, tirando pensamentos ruins do meu corpo e da minha vida. Experimente viver essa prática da meditação e se possível, visite um templo budista para relaxar e ver de perto os benefícios que essa religião nos traz.

  • eu tb sou muito ansiosa e vivo sofrendo por antecipação 🙁 isso é um saco e acaba me prejudicando de diversas formas. que bom que encontrou um caminho pra conseguir se sentir melhor! preciso muito começar a meditar, é algo que venho planejando há tempos, já tentei algumas vezes, mas sempre fica em segundo plano, sabe? vou dar uma olhada nesses vídeos que indicou.

    • Eu imagino, eu sofro de ansiedade e meu estômago ataca. Agora estou que nem louca correndo atrás de medicação, ai estou trabalhando a mente para não me afetar mais. Veja sim, vai ser bom para você. <3