Origâmi para decorar

O origâmi é uma prática antiga de se dobrar papel sem cortá – lo ou colá – lo. Para quem não conhece, uma breve explicação sobre essa arte.

O Origâmi (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel“) é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O origâmi usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origâmi tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1868), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular etc.).

Hoje em dia existem muitas peças que imitam o origâmi, pode ser em cerâmica, em louça ou mesmo em papel, que é o mais comum. Objetos de diversos modelos são usados em decorações para os amantes dessa arte. Luminárias, quadros, mesas, cadeiras, estofados, etc, tudo pode ser encontrado em “forma” de origâmi.

Para quem tem um pouco de receio de comprar esses objetos, pode começar com coisas pequenas, como quadros, vasos decorativos e até mesmo, enfeites de mesas (inclusive de natal), tudo isso para se adaptar ao estilo que não são muitos que gostam.

Imagens: Pinterest

Imagens: Pinterest

Para as pessoas que querem algo diferente, uma opção são as luminárias. Você pode encontrar de diversos modelos e tamanhos. Os pendentes são maravilhosos para mostrar uma diferença no lugar e assim, deixando em evidência a arte do origâmi.

Imagens: Pinterest

E para os que gostam de ousar (eu), um mudança no ambiente pode ser o diferencial para a sua casa. Você pode montar uma escada toda detalhada e que lembre as dobras do origâmi, você também pode planejar e fazer uma parede com alguns objetos ou mesmo com espelhos, criando uma composição do mesmo, enfim, você pode abusar dos detalhes para que sua casa mostre um estilo diferente.

Imagens: Pinterest

Além de das decorações clássicas, você também pode optar em colocar o origâmi na sua decoração de natal, como a árvore à cima.

Usem e abusem da criatividade e conte com esses objetos maravilhosos para decorar a sua casa e mostrar um estilo diferente à todos que te visitarem. 🙂

 

5 Comments

  1. Bárbara Nassar 19 de dezembro de 2016

    Amoo origami, essa da árvore está perfeita para o natal <3

    beijos, Love is Colorful

    Responder
  2. KARINE 19 de dezembro de 2016

    amei o quadro com o gatinho de origami! e aquelas árvores de natal super pequenininhas, muito fofas ❤

    Responder
    • Carol Pinheiro 19 de dezembro de 2016

      Tudo fica tão lindo e ao mesmo tempo tão delicado, dá vontade de ter tudo em casa :3

      Responder
  3. […] Seus quadros são perfeitos para decorar ambientes minimalistas, como falei nessa postagem aqui. Além dos personagens e animais, as luminárias ganham um destaque a mais em suas criações. São […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *