Dicas para manter um blog ativo

Muitas pessoas tem dificuldades para conciliar blog, trabalho e faculdade. Não é fácil manter uma rotina certinha, muitas vezes surgem imprevistos e você não consegue estar presente naquilo que mais ama. Como conciliar tudo e ainda deixar seu blog no ar? Com quase um ano nesse universo, vou mostrar algumas dicas para que você consiga conciliar sua vida e não deixar seu blog acabar.

Imagem: Jacque Of All Trades

Anote tudo que puder

Surgiu uma ideia nova? Anote. Viu algo interessante? Anote. É muito importante anotar tudo que você viu, ouviu ou gostou, isso pode gerar conteúdo para o seu blog. Ter um caderno de anotações é fundamental para qualquer blogueiro, eu sempre anoto minhas ideias no meu computador e no meu celular, no bloco de notas mesmo, pois nunca se sabe onde você vai ter uma ideia brilhante.

Tenha uma frequência de posts

Ah, mas eu trabalho e estudo, como vou fazer para conciliar tudo? Eu já passei por isso e é uma fase muito estressante, parece que o dia só tem 12 horas, de tão rápido que passa. Hoje eu dedico o tempo inteiro para o blog, a frequência de posts é de 3 vezes por semana, mas quem tem a vida muito corrida, pode reduzir esse número. Se surgir um tempinho no trabalho, no ônibus ou faculdade, escreva, porque é muito importante você começar de alguma maneira. Você faz seu tempo, seja uma vez ao mês ou uma vez por semana, você é quem diz. E outra dica que eu dou, é que você use seu final de semana para desconectar um pouco e renovar as ideias.

Bloqueio criativo 

O bloqueio criativo nada mais é do que falta de conteúdo. Antigamente eu produzia conteúdo todos os dias e isso acabava me deixando sem inspiração nenhuma. Foi aí que pedi a opinião no grupo mais lindo e fofo do mundo (Daydream) em relação aos posts. Hoje a minha frequência é de três posts por semana, porque eu consigo criar conteúdo com uma qualidade maior e assim, satisfazer meus leitores.

Inspire – se

Está sem ideias para posts? Procure blogs, veja imagens no Pinterest, isso vai te ajudar muito em relação do que publicar. Você vendo outros conteúdos, pode ter ideias brilhantes para o seu blog, basta pesquisar.

Pergunte sempre

Está com dúvidas em relação à algo? Pergunte. Blogueiros são amigos (só existe amor) e você pode sempre tirar dúvidas em relação à alguma coisa com eles. O Daydream é um ótimo grupo para perguntar, ajudar alguém e conhecer novos horizontes.

Dê uma pausa

E se no fim de tudo, sua vida está super agitada, dê um tempo. Dar uma pausa é fundamental para colocar a sua vida em ordem, terminar projetos inacabados e principalmente respirar e aproveitar a vida. Seu blog não vai fugir, ele sempre vai estar te esperando de braços abertos.

Espero que essas dicas te ajude de alguma maneira, conhecer nossos limites, buscar inspirações e principalmente, aproveitar a vida é fundamental para ter um blog de sucesso!

Imagem de destaque: Jacque Of All Trades

  • Anotar uma idéia faz TODA A DIFERENÇA!!!! Já perdi muito conteúdo legal porque eu não anotei. A frequência é muito importante, pois isso faz com que os leitores vejam nas atualizações que o blogueiro se mantém ativo. Já ouvi muito blogueiro dizendo que não tem tempo de manter um blog, porém passam muito tempo em outras redes sociais em conversas desnecessárias, mas com organização e prioridades tudo flui.
    Beijos

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    • É verdade Gi, eu também perdi vários posts porque eu não anotava as minhas ideias. Exatamente, ao invés de passar tempo em outras redes sociais, dá para começar a escrever no blob, rs.

  • Estou voltando com o blog esse início de ano, é muito Difícil mas é tão bom ne?
    Vi seu post no DayDream e fiquei muito feliz de você falar sobre esse grupo lindo que Deus me deu a graça de ser adm.

    • Awwn, que demais! Parabéns por ser uma das adm’s do grupo, ele me ajudou muito e continua me ajudando. É sempre bom voltar ao blog, parece que tudo fica melhor 🙂

  • Realmente manter o blog sempre ativo e interessante não é nada fácil…. Adorei as dicas.

  • Adorei as dicas, com certeza irei seguir algumas delas… Principalmente a de anotar idéias e conciliar o tempo.. Bjuus

  • Muito bom!
    Ótimo post, manter o blog ativo não é tão fácil quanto parece…
    Eu me coloquei de meta atualizar um texto uma vez por semana pelo menos, mas não é fácil não.
    Com certeza as suas dicas ajudam muito e tem gente que largou o seu blog por não conseguir se organizar. Espero que este post chegue a elas também.
    Parabéns!! beijos

    • Colocar uma meta é fundamental também. Espero que ajude mais pessoas sim, isso é importante para todos nós sempre. Obrigada meu querido, beijo!

  • liz

    Nossa, anotar tudooo é uma ótima ideia! Eu to sempre perdida no meio das minhas anotações mas, agora baixei o “trello”, quero começar a me organizar por lá! post mara

  • olá Carol, adorei as dicas, me estressei muito esse fim de ano tentando conciliar tudo. No proximo vou estar mais preparada. beijoos

    • Isso vai te ajudar a iniciar o ano com mais pique, boa sorte querida! <3

  • Eu curti muito as dicas confesso que ainda não me organizei com relação as postagens e a frequência no blog geralmente eu escrevo de madrugada quando algo do nada me inspira mais quero ter um planejamento porque não quero que o meu blog se resuma só a texto tenho um monte de ideias mais não consigo me organizar para colocar em prática. seu texto veio como uma luz para mim planejar 2017 no blog obrigada.

    • Awn, que bom! Fico tão feliz em poder ajudar. Se Deus quiser, vai dar tudo certo querida <3

  • Manter a frequência de um blog é coisa bem difícil mesmo. Eu acabo seguindo bastante desses passos mesmo hahah
    Sempre costumo anotar tudo. Brinco dizendo que meu blog tem mais coisas no rascunho do que efetivamente postadas. Muitas vezes o conteúdo surge de uma inspiração inesperada, que vem de uma imagem, de repente.
    Acho que o mais importante é estar conectado com seu blog e o tipo de conteúdo que você produz, sabe? Isso me ajuda muito!

  • Muito legal seu post, são coisas que pensamos que não valem a pena, mas funcionam. Eu postava todo dia no blog e acabava mesmo sem ideias depois é muito ruim eu ainda estou delimitado quantos post por semana, mas eu sempre acho que todo dia tem que ter post no meu blog e acabou me pressionando muito e as ideias se vão. Adorei seu post.

    • É verdade Laysa, tem hora que vamos ficando sem ideias e isso é muito ruim para o blog.. Fico feliz que tenha gostado, espero que te ajude.

  • Adorei as dicas. Quem pega firme em blog sabe realmente como é difícil manter frequência em todas as redes sociais, ainda mais hoje que bastante gente deixa de ler, porque ouvir/ver vídeo é mais fácil.
    Bjs

  • Que legal as dicas. Amei… Vou anotar agora, pois sempre tenho uma ideias, mas esqueço em seguida.
    Grande abraço e sucesso da Suh Leite do http://www.antenadasblog.com.br

  • Oi Carol,

    Seu post é um amorzinho como sempre.
    Posso dar um pitaco com mais uma dica?

    Tenha sempre um post reserva, porque se alguma coisa acontecer você não deixa os leitores esperando no dia de postar. Isso esta acontecendo comigo, sem pc e com problema no celular, então aprendi a lição da maneira mais difícil rsrsrs.

    Beijos

    • Ótima dica Ca! Eu não tinha pensado nisso, é muito importante mesmo deixar algum post reserva, ajuda muito nessas situações. Obrigada pela dica, sempre serão bem vindas! Super beijo!!

  • Algumas dessas coisas estou tentando fazer, outras nunca tinha parado para pensar. Obrigada, mais uma vez! ♥