Renove sua casa com técnicas de Feng Shui

Nossa casa merece sempre um carinho especial a cada dia, como se fosse um ser vivo que necessita de água, luz, amor e cor. A cada dia que leio mais sobre tudo relacionado à casa, eu descubro coisas maravilhosas que posso colocar em prática, tanto nos meus projetos, quanto no meu apê. Aprendi durante a semana, as lições do feng shui, arte milenar chinesa que prega a importância de fazer do lar um templo sagrado e repleto de harmonia, podem ser colocadas em prática de forma simples, sem grandes investimentos. Se você tem disposição, vai adorar colocar essa técnica na sua casa. Com a virada do ano, ficamos um pouco mais dispostos à mudanças, tanto na vida pessoal quanto na nossa casa. O feng shui é fundamental para você colocar tudo em ordem, começando pelo básico, como tudo que está vencendo, depois você pode se desfazer das roupas velhas e finalmente, dos objetos em excesso na sua casa. Descarte tudo aquilo que você não usa e não vale ficar com uma “dózinha”, se não a técnica não vai valer de nada. Hoje vou mostrar algumas dicas para aplicar em cada ambiente.

Sala

A sala é mais conhecida como o lugar dos encontros de amigos, familiares, etc. Mas como deixar tudo harmonioso com o excesso de coisas? Se você tem muitos livros, revistas ou simplesmente algum móvel velho, se desfaça. A sala pede harmonia e principalmente a disposição certa com os móveis, opte por colocar os sofás em formato de U, deixar o ambiente com as cortinas corretas, nada exagerado e principalmente, coloque cor ao seu ambiente, se você não quer colocar nas paredes, pode optar por almofadas coloridas para trazer alegria e vida ao lugar.

Imagens: Pinterest

Imagens: Pinterest

Banheiro

O banheiro é um espaço para relaxar depois de um dia corrido, ele tem que lembrar um spa para você. É o lugar onde devemos priorizar também, ele é fundamental para a nossa higiene e você deve colocar alguns elementos para que o torne um lugar calmo e que você se sinta bem. A ideia já foi colocada nos meus projetos de lavabos, priorizo sempre um espelho para dar amplitude ao lugar, plantas e elementos que te deixam bem, como alguma peça decorativa. Toalhas felpudas são muito bem vindas, elas mostram uma suavidade ao lugar, você também pode optar por algum incenso para trazer ainda mais tranquilidade, não só no banheiro, mas também em outros lugares da casa. Opte sempre por tons claros, mas se você quiser um pouco de cor no lugar, pode colocar alguns azulejos com cor em uma determinada parede.

Imagens: Pinterest

Imagens: Pinterest

Quarto

Na técnica do feng shui, você deve tratar seu quarto como um oásis, um lugar de pura tranquilidade e conforto. Uma dica é tirar os sapatos para não carregar impurezas da rua para o seu local de descanso. Sempre falo da claridade do lugar, é fundamental que seja bem claro e arejado. Quer um pouco de cor? Coloque colchas com estampas delicadas ou totalmente lisas, mas com um toque de cor, que pode ser bem leve. Troque o seu travesseiro sempre que sentir necessidade, porque ele é base do conforto, juntamente com o seu colchão (não deixe de trocar sempre no prazo indicado). E a dica mais importante é, não deixe que o trabalho entre no seu quarto, evite criar um ambiente que te lembre preocupação ou stress, o quarto não tem essa função. Deixe um livro com uma história tranquila e uma luminária para deixar você ainda mais confortável. Quadros com imagens divertidas da sua família e dos amigos sempre serão bem vindos.

Imagens: Pinterest

Imagens: Pinterest

Cozinha

A cozinha é um lugar que tem mostrar o seu amor e dedicação, ali você pode mostrar seu talento e ainda deixar outra pessoa mais feliz. Na técnica do feng shui, temperos e frutas tem um significado muito grande na cozinha, o ideal é que você sempre mantenha uma fruteira com laranjas, porque elas representam prosperidade. Os temperos em pequenos vasos são um ótimo investimento. O manjericão é o elemento fogo e um verdadeiro afrodisíaco. O alecrim representa a água e ajuda a limpar emoções. A sálvia é a erva da inspiração, que nos impulsiona a colocar em ação os nossos objetivos e a pimenta, acelera tudo. Também é muito importante verificar se tem algum vazamento no ambiente para que isso não traga energias ruins e evite de deixar o lixo próximo ao fogão, porque isso também interfere na energia do ambiente.

Imagens: Pinterest

Imagens: Pinterest

Home Office

Você trabalha em casa? Se sim, isso é ótimo, mas se trabalha fora, as dicas podem servir para ambos ambientes. O acúmulo de coisas é inevitável, papel, livros, pastas, isso tudo faz parte da rotina de trabalho de alguém. O ideal é que você sempre faça uma limpeza geral no seu escritório, tente deixar tudo mais organizado possível. O espaço tem que mostrar algo bem limpo, deixe algo que te ajude a pensar, como um jogo de quebra cabeça, palavras cruzadas, etc. Fotos, plantas e algum objeto que te traga boas lembranças, serão sempre bem-vindos.

Imagens: Pinterest

Imagens: Pinterest

Vamos deixar nosso ambiente ainda melhor? Renovar as energias e se livrar daquilo que está à toa é fundamental para ter um ambiente alegre e principalmente, com boas energias. Tente aplicar essa técnica na sua vida e se livre daquilo que te sufoca, isso não só vale para ambientes e sim para sua vida! Vamos viver cada vez mais leves e com muita positividade! 🙂

  • Flaviane Gonçalves

    amei as dicas, simples de colocar em prática! Se tem uma coisa que gosto é renovação! :*

    • Eu também nega, amo renovar os lugares e principalmente tirar o excesso de coisas dele. :*