Vamos casar? – O Início

E esse mês teremos postagens especiais no blog, o Vamos casar?

Decidi criar quatro posts (sendo um falando do meu casamento) para ajudar quem vai casar ou quem pretende casar um dia e não sabe por onde começar.
É bem complicado casar, tudo envolve gastos e se você é uma pessoa que não quer gastar muito, sugiro que só case no cartório então. Casar na igreja não é simples, envolve muitas coisas, muitos fornecedores e principalmente, muita grana. Então anotas as dicas que vamos dar para vocês e bom casamento!

Planejamento

Quem quer casar e precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo, como comprar uma casa e juntar dinheiro para o grande dia, sugiro que planeje tudo com antecedência. Não é tão simples como eu citei acima, então se você pretende comprar uma casa primeiro, verifique isso. Eu e o Jefferson planejamos nosso casamento com dois anos de antecedência e optamos por casar e não ter casa. Sim, no começo acreditamos que seria melhor casar primeiro e depois comprar uma casa, porque o gasto seria maior e teríamos que escolher uma das duas coisas. Hoje vemos que fizemos a coisa certa, estamos morando de aluguel e não pensamos em investir em nada aqui no Brasil.

Optei por casar sem ter casa e agora?

Muita calma nessa hora, sabemos que tudo no Brasil é muito caro, se você decidiu por isso, sugerimos que busquem especificar o lugar onde irão morar e principalmente se as casas/apartamentos naquele lugar terão um preço acessível para o seu bolso. Se vocês já decidiram sobre isso, ótimo, pesquisem sobre os preços e sugerimos que alugue a casa com três meses de antecedência, não mais que isso, porque você tem que pagar o aluguel e não estará morando lá, então deixe quase para o final.

Aplicativo

Se tem algo que nos ajudou bastante durante do nosso casamento, foi o app Casamentos, se você não conhece, dá uma olhadinha no site deles https://www.casamentos.com.br/, lá vocês irão encontrar fornecedores próximos e ainda terão uma lista de tarefas, mostrando o que vocês precisam fazer mês a mês.

Tenha ideia de quanto irá gastar

Não dá para ter um valor exato, mas tenha pelo menos a ideia de quanto poderá gastar em um casamento, o aplicativo pode ajudar muito nessa parte.

Comunicar aos familiares que irão se casar

É muito importante você comunicar principalmente seus pais sobre a escolha, porque eles poderão ajudar vocês durante o casamento e será mais que bem vinda essa ajuda e principalmente, será uma ajuda extremamente confiável.

Escolha uma data

Escolha uma data aproximada para o seu casamento, isso é fundamental para começar a contratar fornecedores para o casamento, principalmente para começar a buscar os buffets. Na igreja que casamos, o mínimo de tempo para marcar a data era de um ano (um ano certinho), mas com esse tempo, saberíamos que seria impossível pagar tudo e contratar tudo, então é muito importante vocês saberem qual igreja vão casar e se informar de quando precisarão marcar a data do casamento.

Lista de convidados

Vou avisando, essa parte é a pior que se tem durante o planejamento do casamento, porque você fica totalmente indeciso, se vai convidar fulano, ciclano, então se prepara! A lista de casamento vai ser alterada muitas vezes durante os preparativos, é importante que seja feita antes de tudo porque, o buffet vai sempre perguntar e calcular tudo em cima disso. Eu disponibilizei um fluxograma para você ter certeza de quem convidar.

blogitamaratyhall

Igreja e cartório

Escolha a igreja e o cartório onde irão se casar, veja a possibilidade de fazer um casamento com efeito civil e principalmente, se atente aos documentos pedidos por ambos os lados. Se prepare para os gastos, nada é de graça, nem a igreja. Uma dica muito importante que eu dou é que casamento com efeito civil dá muito trabalho, no meu caso, fizemos uma semana antes no civil e depois na igreja, o processo é bem mais tranquilo, claro que isso varia de lugar para lugar. Depois de encontrar os lugares ideais, defina a data do seu casamento de acordo com o tempo pedido da igreja.

Quando entregar os convites?

A entrega dos convites para os convidados deve ser feita com três meses de antecedência. Se você for convidar os padrinhos e fazer uma coisinha especial para eles, sugerimos que entregue com um prazo maior, até uns cinco meses antes.

Anotaram as dicas? Se você tem alguma dúvida, deixe – a nos comentários, que eu terei o prazer em responder e poder ajudar você.

2 Comments

  1. juliana guttner 10 de novembro de 2016

    Adorei as dicas. Parabéns pelo Blog. Bjss. Ju.

    Responder
    • carolpinheiro 10 de novembro de 2016

      Que bom que gostou Juliana! Obrigada!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *