Releitura do Restaurante Las Piedras

Se tem uma coisa que me tirou o sono foi fazer esse projeto na faculdade. Na época (soou velho), à dois anos atrás, tivemos esse desafio na faculdade, a ideia era fazer seu próprio restaurante, mas com a planta do Las Piedras. Você poderia criar livremente dentro daquele espaço em formato de U, mas não poderia modificar essa estrutura. Foi um grande desafio, que nos proporcionou muito conhecimento do lugar e principalmente do arquiteto que projetou. Depois dessa fase da faculdade, decidi refazer esse projeto, mas em outro programa 3D e o resultado foi muito satisfatório para mim. Mas vamos conhecer um pouco desse projeto.

O grande hotel

“O Hotel Fasano Las Piedras é um empreendimento construído por Isay Weinfeld em Punta del Este, Uruguai. Combina casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades, spa, centro equestre, campos de polo e 3km de praia no riverside do Arroyo Maldonado, numa ampla área de 480 hectares, dominada por uma paisagem dramática e deslumbrante: árida, rochosa e de vegetação esparsa e rasteira.”

1329161069_1

fasano

O Restaurante Las Piedras

“A antiga residência do proprietário anterior foi completamente remodelada e expandida, de forma a abrigar a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras onde são servidos aos hóspedes o café da manhã e o almoço. O restaurante ocupa completamente uma das alas do prédio em forma de U, com mesas tanto no salão, como na varanda, esta última aberta para um pequeno pátio. Foram pouquíssimas as intervenções feitas no anexo, erigido no ponto mais alto da propriedade, com vistas privilegiadas do entorno: na área interna, paredes, piso, portas, janelas e forro de madeira foram mantidos; na área externa, um novo deck de madeira, rebaixado, foi anexado ao existente. Interligado ao anexo foi construído um volume inteiramente novo, para abrigar a cozinha e as dependências de apoio: de concreto aparente e ligeiramente mais baixo que a construção de pedra, mantém uma relação respeitosa com esta e não destoa absolutamente na paisagem rochosa.”

restaurante-fasano

 Meu restaurante

Primeiramente, ele é uma mistura de culinária africana e brasileira. Decidi mudar completamente a minha visão do restaurante verdadeiro, deixei ele mais moderno, com vidros grandes e com cores claras (minha marca). Um ambiente minimalista, mas com todo conforto necessário para receber pessoas tanto para um almoço quanto para um jantar. A minha inspiração foi principalmente no minimalismo e foquei como se estivesse passando uma temporada no hotel. A visão que eu quero mostrar é inspirada nas pedras que compõe o lugar original e isso me fez ter uma visão de um ambiente moderno e ao mesmo tempo que se adaptasse ao lugar de origem.

A entrada do restaurante é bem agradável com uma iluminação adequada para um tipo de lounge, onde é possível aproveitar a vista do lugar e também observar como o restaurante foi pensado. Eu decidi investir nas plantas, elas se adaptam ao restante do restaurante e isso é mais que fundamental nas minhas criações. Todos os renders foram feitos com uma visão noturna do lugar. Para o dia e períodos de chuva, são instalados guarda – sóis para proteção.

area-externa-v1

area-externa

area-externa-v2

Logo em seguida, podemos ver a recepção. Como citei acima, decidi colocar cores claras no ambiente e um único papel parede para dar destaque ao lugar. Duas recepções foram instaladas para ter um controle melhor dos clientes que chegam, evitando filas. Criei uma sala de espera e também optei por estantes de livros, assim, pessoas que estão esperando terão uma distração enquanto não são chamadas.

Recepção.jpg

recepcao-v1

recepcao-v2

Depois da recepção, temos o escritório, um lugar pequeno, somente para controlar todos os gastos do restaurante e também os lucros, obviamente.

escritorio-v1

escritorio

Eu pensei na sala de funcionários como um local de descanso principalmente, coloquei poltronas confortáveis para o funcionário poder descansar totalmente e voltar com disposição para o trabalho. Além dessas poltronas, uma mesa grande de seis lugares, micro-ondas, geladeira, fogão e pia fazem parte da sala. A sala tem acesso aos banheiros dos mesmos, equipados com armários para guardar roupas. Também pensei em um ambiente para o funcionário relaxar com um banho e poder ir embora mais limpinho, rs.

sala-funcionarios

sala-funcionarios-v1

banheiro-funcionarios

banheiro-funcionarios-v1

banheiro-funcionarios-v2

Os banheiros para os clientes são bem espaçosos e com uma decoração bem básica, o que diferencia nesses dois espaços são somente a cor da pedra da pia, porque decidi manter o padrão nos dois.

banheiro-feminino

banheiro-masculino

banheiro-masculino-v1

banheiros

O corredor até o restaurante é bem amplo, com uma janela bem grande mostrando todo o lounge, a decoração do lugar e no final dele, podemos já visualizar o café. A decoração que coloquei foi misturando duas culturas, a brasileira e a africana, deixando as cores evidentes somente nos detalhes das peças.

corredor

corredor-v1

cafe

O mobiliário da cozinha foram feitos com objetos importados do Sketchup, eu fiquei muito feliz com isso, porque o Promob é bem limitado na questão de móveis comerciais e com essa possibilidade, pude criar uma cozinha digna de restaurante, prezei principalmente no grande espaço que tem que ser oferecido para quem é cozinheiro, coloquei fornos industriais, bancadas para o auxilio da preparação dos alimentos, eletrodomésticos e pias espaçosas para as louças. Além disso, um depósito está ligado à cozinha, facilitando o acesso aos alimentos. Uma porta grande foi colocada tanto na saída da cozinha para o restaurante, tanto quanto para o transporte de cargas na área externa.

cozinha

cozinha-v3

cozinha-v1

cozinha-v3

cozinha-v2

deposito

E por último, a maravilhosa área do restaurante, equipada com 14 meses de 4 lugares para acomodar mais de 56 pessoas. Optei por mesas de madeira com tampos de vidros e cadeiras no mesmo desenho da mesa. A área é ampla, assim facilita o acesso dos garçons e das pessoas também. A porta de saída está no final do restaurante, assim evitamos de  completar uma volta por todo o ambiente novamente.

restaurante

restaurante-v1

A planta final é a vista do restaurante por completo.

planta

O que acharam? O trabalho foi bem intenso, computador foi ficando lerdo, mas compensou demais. Eu me sinto muito feliz em poder melhorar meus projetos a cada dia e quero aprender mais e mais para mostrar resultados mais satisfatórios para vocês. Mas é como dizem “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” e esse projeto me mostrou isso. Seja feliz com o que você faz, sempre. <3

Imagens e citações: http://www.archdaily.com.br

Imagens e texto do Projeto: Carol Pinheiro

22 Comments

  1. Larissa Antonelli 20 de outubro de 2016

    Caramba, achei que ficou o máximo! Sempre tive curiosidade, vocês fazem isso em qual programa? o phtohsop mesmo? ficou incrível, parabéns!

    Responder
    • carolpinheiro 20 de outubro de 2016

      Fico muito feliz que você tenha gostado Larissa. O Programa que eu uso é o Promob, é um programa 3D que tem ferramentas para criar o ambiente e depois de renderizados, as fotos ficam parecendo ambientes reais.

      Responder
  2. Blog Tati Carvil 20 de outubro de 2016

    Não sei se isso é um talento ou um dom, mas de qualquer forma parabéns!
    Eu tenho essa ansia de querer mudar tudo, mudar comodos, as vezes minha casa inteira e me divirto no The sims que serve para reles mortais como eu que não sei fazer essas peripécias arquitetonicas kkkkkkk
    Parabéns mais uma vez e muito sucesso, seu projeto ficou MARA!

    Responder
    • carolpinheiro 20 de outubro de 2016

      Awn, obrigada Tati. Eu também sinto vontade de mudar muita coisa no meu apartamento, mas a grana é curta, rs. Eu tenho sonhar nos projetos que faço, assim espero um dia realizar. <3

      Responder
  3. Jennifer Constantino 21 de outubro de 2016

    Eu não estava entendendo muita coisa até ver a planta do projeto vista de cima. A disposição dos ambientes ficou bem legal! E as cores junto com os móveis deixou tudo bem harmonioso. Adorei <3

    http://www.verifiquepagina.com.br

    Responder
    • carolpinheiro 21 de outubro de 2016

      A planta esclarece bem os lugares, rs. Fico muito feliz que você tenha gostado Jennifer!! <3

      Responder
  4. Rebeca Stiago Cestari 21 de outubro de 2016

    Oii! Parabens pelo seu blog. OMG! Nao eh otimo quando conseguimos usar todos os softwares a nosso favor. Eu amei, assim podemos experimentar, mudar e desmudar. Muito legal esse teu projeto da facul, eu tive um parecido. Eu uso 3dsMax, mas confesso que nao eh muito a minha praia. Hahahah. Beeeeijos

    http://www.verdadeescrita.com

    Responder
    • carolpinheiro 21 de outubro de 2016

      Obrigada Rebeca! Eu nunca usei o 3dsMax, eu usava o Sketchup, mas depois que a minha amiga me ensinou a mexer no Promob, não largo mais, rs. Que legal, é tão bom fazer esses projetos, dá um up na nossa auto estima, rs. Beijo!

      Responder
  5. Johnny Victor 21 de outubro de 2016

    Que foda que ficou! Eu amo ver esses projetos assim, plantas e tudo mais.
    Você soube aproveitar muito bem o espaço e deixou com um toque moderno e espaçoso lindo demais!

    Responder
    • carolpinheiro 21 de outubro de 2016

      Fico feliz que tenha gostado Johnny! 🙂

      Responder
  6. Bruna Maia 21 de outubro de 2016

    Nossa, eu sou apaixonada por projetos assim! São incríveis e encantadores, quem dera se eu soubesse fazer um hahaha arrasouuu no post

    Responder
    • carolpinheiro 21 de outubro de 2016

      É fácil Bru, tem que treinar, rs. Obrigada pelo carinho <3

      Responder
  7. Erica Oliveira 21 de outubro de 2016

    Ficou muito lindo, bem clean e elegante acho que o projeto tem tudo a ver com o espaço. E vamos combinar que o hotel é um verdadeiro paraiso.
    Realmente quando fazemos o que gostamos fica muito mais fácil 🙂

    Responder
    • carolpinheiro 21 de outubro de 2016

      É verdade Érica, sempre que fazemos as coisas que gostamos, sai tudo perfeito! O lugar de verdade é apaixonante mesmo. Obrigada!!

      Responder
  8. alanazoz 21 de outubro de 2016

    Que lugar bonito. Adorei a planta e o projeto. Mulher você arrasa de mais o que mais gostei é que você colocou as texturas para visualizarmos bem. PArabéns!

    Responder
    • carolpinheiro 21 de outubro de 2016

      Nhá Alana, fico muito feliz que você tenha gostado. Obrigada mesmo! <3

      Responder
  9. Bruna Granado 21 de outubro de 2016

    Gente do céu, quanto trabalho! Queria eu ter um dom assim! Acho incrível! Fui entender melhor também cada espaço que voce criou quando vi a planta de vista de cima, e adorei! Amei as cores que voce escolheu deixando tudo mais moderno! Parabéns!

    Responder
    • carolpinheiro 21 de outubro de 2016

      É bem trabalhoso, mas gosto tanto de fazer que parece que estou em um joguinho, tipo o The Sims, rs. Fico feliz demais que você tenha gostado. Obrigada Bruna!

      Responder
  10. kalynelima 22 de outubro de 2016

    Gente eu to chocada 😮 Parece casa de boneca, que coisa mais linda! Realmente deve ter dado um trabalhão! mas a gente consegue ver amor em cada palavrinha sua pelo seu trabalho. Parabéns! Excelente profissional ♥

    Responder
    • carolpinheiro 22 de outubro de 2016

      Obrigada Kalyne! Realmente dá muito trabalho, mas no final compensa demais. Fico feliz que você tenha gostado! <3

      Responder
  11. Jéss Ribeiro 23 de outubro de 2016

    Que lugar lindo!! Suspirei para ir. hahaha
    Beijos

    Responder
    • carolpinheiro 23 de outubro de 2016

      Dá uma vontade né, tudo muito lindo lá!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *