Gran Turismo

Desde que ganhei o meu primeiro videogame (com 10 anos), fui apresentada ao melhor jogo de corrida da minha vida. Lembro como se fosse hoje, meu pai chegando em casa com o cd do Gran Turismo, meus olhos brilhavam de alegria. Eu sempre amei carros, eu adorava brincar com aqueles carros miniaturas e até tive um ford ká, rs. Com o encanto do videogame e dos jogos, eu cada vez fui ficando mais viciada no Gran Turismo. Eu fui pegando a prática aos poucos, conheci muitos carros com o decorrer do tempo e a habilidade de dirigir estava tomando conta de mim. Mas afinal, o que é o Gran Turismo e como ele surgiu? Vou explicar brevemente à vocês um pouco sobre o jogo.

Gran Turismoabreviado para GT é uma popular e aclamada série de jogos de corrida automóvel produzida pela Polyphony Digital. Exclusiva para as plataformas PlayStation, os jogos Gran Turismo tem a intenção de emular a aparência e o desempenho de um grande número de veículos, em que quase todos são reproduções licenciadas de automóveis reais.

Gran Turismo teve as suas origens em 1992, quando Kazunori Yamauchi criou um grupo de pessoas para produzirem o jogo original. A produção demorou cinco anos. Desde a estreia da série em 1997, já foram vendidas mais de 70 milhões de unidades de jogos para a PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation Portable, fazendo de Gran Turismo a série mais vendida da marca PlayStation.

Havia algum tempo que a Sony, criadora e produtora do antigo Playstation (PSX ou PSOne), vinha reparando no grande sucesso dos jogos de corrida, tanto de seu console como nos das concorrentes (Nintendo 64, por exemplo). Need For Speed havia abandonado os arcades e bombava no PlayStation 1. Alguns produtores japoneses procuravam uma boa produtora para realizar sua grande ideia: Um Simulador de Corrida Completo, em que você tem que até tirar licença para dirigir. Eles pensavam em colocar carros reais, modelos e protótipos reais e usar tudo isso sob licença das maiores e mais (ou menos) conhecidas montadoras de carros. Mais tarde, em 2008, saiu a versão para a PSP 3004, sendo feita até uma PSP personalizada com o emblema do Gran Turismo.

20150909105343!Gran_turismo_logo

Logo GT

Desde 2008 a GT Academy, realizada pela Polyphony Digital em parceria com a Nissan, coloca os melhores do game para correr em carros de verdade. O primeiro vencedor, o jovem espanhol Lucas Ordóñez, vem alcançando resultados expressivos em corridas de endurance — em 2011 e 2013, ele e sua equipe conseguiram chegar entre os primeiros de sua categoria nas 24 Horas de Le Mans. Jann Mardenborough que também venceu na GT Academy vem conquistando expressivos resultados na GP3.

Em 2013, Gran Turismo 6 tornou-se o primeiro jogo eletrônico da história a receber uma certificação de Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por oferecer uma experiência tão realista das máquinas e pistas. Para se ter uma idéia, quatro circuitos do jogo foram inspecionados por oficiais e certificados pela FIA, que os considerou recriações virtuais perfeitas e de acordo com os padrões da federação. A entidade acredita que o game vem desempenhando um papel importante para a atração de novos talentos e fãs para o automobilismo e resolveu dar esta certificação. Assim, a FIA e a Polyphony anunciaram planos de lançar um campeonato online oficial usando GT6 como plataforma, com o intuito de dar aos gamers mais possibilidade de se envolver com o automobilismo profissional.

O começo em 1997

É um jogo bem antigo, e eu graças ao meu pai consegui acompanhar desde o primeiro até o último jogo da série. O primeiro jogo foi lançado em 1997/1998, naquela época era um jogo fora do comum, mesmo com gráficos extremamente reduzidos, ele conseguiu me mostrar o quanto valia jogar e se encantar com a produção do jogo. Apesar de ser um modelo bem quadradão, eu ficava horas e horas jogando. Na época, eu pensava mais em treinar mesmo, jogar com outros carros mas no modo arcade, porque tinha possibilidade de jogar com vários carros, sozinho na pista ou com alguém (2 player battle). Nostalgia bateu agora 😀

maxresdefault

Toyota Supra

GT 2 – Anos 2000

O GT 2 foi pouco jogado por mim. Como eu não tinha tantas condições de comprar jogos, fiquei uns 2 anos com o GT 1 para depois partir para o 2. Já comecei a ver diferença nos carros e na pista, apesar de tudo ser um pouco quadrado ainda, eu já sentia uma leve diferença nos gráficos. Também joguei bastante no modo arcade e adquiri mais experiência para desafiar meu irmão.

maxresdefault (1)

Alfa Romeo 155 Touring Car

Gran Turismo 3: A-Spec (2001) e Gran Turismo 5 (2010)

Está aí dois jogos que nunca consegui jogar. Depois do GT 2, eu pulei para o 4. Como eu disse à cima, eu não tinha condições de comprar jogos sempre, então o GT 3 foi deixado de lado na minha vida e o GT 5 é um sonho até hoje. Esse jogo não chegou até mim por conta do meu irmão ter trocado de console. Como ele está somente disponível para as plataformas da PlayStation, eu fiquei só na vontade.

maxresdefault (2)

Toyota Celica – GT 3

Gran Turismo 5 Prologue-5

Nissan Nismo – GT 5

Gran Turismo 4 – Começando a tirar as licenças

Mesmo antes de tirar a minha CNH (meu maior sonho realizado), eu já tinha a minha licença para dirigir carros fictícios. No GT 4 eu finalmente deixei o arcade de lado e fui ao meu grande sonho, tirar a licença para dirigir. O jogo de traz várias licenças, desde a B até a S. A B (National) é a mais fácil para quem sabe jogar o básico, depois subimos para a A (National), IB (International), IA (International) e a mais díficil S (Super License). É uma série de corridas com provas. É mais ou menos como se você estive em uma auto escola, você faz uma série de treinos com seus devidos tempos. Você tem que parar em faixas até determinado tempo, passar em cones e chegar em determinado tempo, tudo tem tempo. Você tem a possibilidade de pegar medalhas de ouro, prata ou bronze, conforme for o seu desempenho e chegando no tempo proposto pelo jogo. É complicado demais quando você vai passando as licenças, tudo começa a piorar e ainda por cima, você tem que fazer corridas completas em determinado tempo. Realmente foi um grande desafio para mim. Com muito treino e persistência, consegui chegar à tão sonhada Super License. Se você for bem em todas e conseguir ganhar as medalhas, você consegue finalizar e ainda ganha um carro de cortesia, fora que você acumula dinheiro para grandes corridas e comprar carros melhores.

150573-Gran_Turismo_4_(USA)-1457364717

Toyota Supra

Gran Turismo 6 

Ah que delícia! Casei com um homem que ama jogos (principalmente de computadores) e com isso consegui ficar ainda mais perto do PS3. O jogo foi lançado em 2013, um ano depois que eu comecei a namorar com o meu atual marido. Foi uma grande alegria. Eu frequentava a casa dele para jogar e puxava ele para jogar a versão 2 player comigo. Iniciei antes de casar as licenças, mas com a mudança e os preparativos do casamento, eu deixei de lado. Depois de três anos do lançamento, eu comecei a jogar frequentemente. Hoje estou passando as licenças também, comecei a gostar disso depois que eu joguei no GT 4, peguei gosto em ganhar dinheiro para evoluir meus carros. No começo eu acha mais complicado de ganhar as licenças, por estar acostumada com outro console, eu perdi um pouco das manhas no GT. Mas nem isso conseguiu fazer com que eu perdesse a jogabilidade e com persistência, fui passando as licenças. 

i1CIUjbgrfMnNb

Gran Turismo 6 – Licenças

Hoje eu estou na licença IB, com 1.019,350. Foi suado ganhar esse dinheiro e ainda passar nas outras licenças. As provas começam bem fáceis e você começa com 10.000, o suficiente para você comprar o seu primeiro carro e começar  correr. Conforme você vai ganhando, você consegue mais dinheiro para comprar outro carro melhor. Mas as licenças tem seus requisitos quanto aos carros. Sugiro que corra o quanto puder com seu primeiro carro e troque mais pra frente. Você tem que correr e ganhar estrelas, quanto mais você chegar em primeiro colocado, mais dinheiro você terá. É uma questão de tempo e prática. Conforme você for ganhando as estrelas, a licença te liberará provas finais para passar e ir adiante com a outra licença. Como eu estou gastando muito, estou correndo todas as provas independente se eu já tenha conseguido estrelas suficientes para avançar. 

Gran-Turismo-6-36

BMW – GT 6

B-Spec

O modo B-Spec, em que um piloto IA corre pelo jogador, foi implementado em todos os eventos de corrida do modo carreira. Você pode usar o B-Spec para corridas que considera difíceis de completar, como as algumas das corridas de resistência mais longas, ou quando você simplesmente quer assistir à corrida. Você pode selecionar o B-Spec no menu rápido, apresentado antes do início de um evento de corrida no modo carreira. Mas nem sempre você terá boas posições com esse modo, então use poucas vezes mesmo. Eu tenho uma grande dificuldade em correr com os karts, as pistas são bem psicodélicas e aquele carrinho fica fora do controle na minha mão, então usei o B-Spec nessa situação, porque se não eu ficava lá para sempre, haha.

O que torna o GT 6 mais interessante é que você pode acompanhar a história do Ayrton Senna e correr com os modelos de carros que ele pilotou. Além disso, você também pode se aventurar em corridas na lua, isso mesmo, você vê o jogo com outros olhos e tenta andar com um carro próprio na gravidade da lua. Além dessas opções, você pode acompanhar o seu registro de dados e fazer fotos em lugares existentes com o carro que você possui no momento. Para conhecer todas as funções, clique aqui.

A história de amor entre eu e o GT é bem extensa e não conseguiria descrever à vocês tudo que vivi e que ainda vivo com esse jogo. Em breve será lançado o Gran Turismo 7 para o PS4, traduzindo, vou ter que comprar um console novo, haha. Bom, esse foi um breve resumo do que esse jogo representa na minha vida e como aprendi tanto com ele, principalmente na jogabilidade. É fundamental deixar claro que não sou uma especialista em jogos, estou contando sobre a minha relação com o jogo em si, como ele afetou a minha vida. 

O universo dos carros me domina e sou muito feliz em poder contar a minha experiência com o Gran Turismo. ~Sério, nunca fiz uma postagem com tanto amor como essa.~

Obrigada GT. <3

gran-turismo-6