Chá e seus benefícios

Eu amo tomar chá, pode ser de camomila, erva-doce, hortelã, preto, enfim, todos sempre trouxeram benefícios à minha saúde.

tipos-de-cha

Eu tenho a síndrome do intestino irritável, fico muito ruim do estômago se não me alimento direito ou quando me alimento em excesso, tem que ser sempre na medida correta. Como sempre eu ia dormir com o estômago estufado, eu procurava alternativas para fazer ele parar de doer, recorria ao leite, à remédios, quase nunca funcionava. Foi aí que notei que quando eu tomava chá, eu não sentia dor alguma. Desde então, sempre que possível, tomo o chá de hortelã, que ajuda na digestão e só traz benefícios ao meu estômago.

Vou listar alguns chás e seus benefícios.

Chá de hortelã comum e o pimenta: O hortelã comum tem propriedades que agem diretamente ao estômago, trazendo alívio para enjoo, ajuda na má digestão. Já o hortelã pimenta pode auxiliar também no estômago, trazendo alivio de dores, diminui a produção de gases, ajuda também no tratamento de gripes, dores de garganta e tudo que for relacionado à sintomas de gripes ou resfriados. Ele é o meu aliado diariamente, me proporcionando noites sem dores.

Chá de camomila: É um calmante natural, ajuda na ansiedade, na hiperatividade, alivia cólicas, é um grande aliado para quem vive tenso e não consegue relaxar.

Chá erva-doce: A erva-doce serve para tratar dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.

Chá erva-cidreira: Ele promove o alivio de tosses, dores de cabeça, ajuda também a melhorar a qualidade do sono e ajuda nas cólicas intestinais.

Chá preto: Protege as células do organismo, ajudar a hidratar, diminui o apetite, se for tomado morno alguns minutos antes da alimentação, trazendo uma sensação de conforto ao organismo e acelera o metabolismo.

Chá de gengibre: É o meu favorito, depois do chá de hortelã. Ele é bem forte, indicado para tratar gripes fortes, mas também ele ajudar a emagrecer, pois acelera o metabolismo. O gengibre também ajuda na digestão e age contra a azia e os gazes intestinais.

Chá de boldo: O chá de boldo serve para: problemas digestórios, problemas hepáticos, cistite, litíase biliar, obstipação e prisão de ventre. Você também pode plantar o boldo e tomar ele com as folhas batidas com água, isso ajuda na má digestão e alivia a azia e queimação.

Chá de canela: Ele contribui para a estabilidade da pressão arterial e pode, inclusive, ser útil aos pacientes que sofrem com doença na artéria coronária. Melhora a circulação do sangue, reduzindo os riscos de enfermidades circulatórias. Sua composição traz elementos antiagregantes, antiescleróticos e antitrombóticos. Esses componentes ajudam a diminuir as dores não somente nas varizes, mas também nas articulações. Por isso, a canela é utilizada para combater a artrite. Há também quem diga que a canela ajuda no processo da menstruação, se ela a menina está com algum compromisso e quer adiantar o processo, ele ajuda nisso. Eu já fiz o teste e funcionou, mas isso vai de organismo para organismo. Por ele melhorar a circulação do sangue, ajuda a expulsar o endométrio.

Bom gente, espero que essas informações ajudem vocês, incluir o chá na sua alimentação, só irá trazer benefícios à sua saúde, evitando ao máximo que as doenças cheguem ao nosso corpo e ainda ele sempre irá nos proporcionar uma sensação de bem estar.

 

 

  • Pingback: Mamão e seus benefícios – Carol Pinheiro()

  • Flaviane Gonçalves

    Não poderia deixar de conferir uma dos meus assuntos preferidos! CHÁS! Amei o post, dicas de saúde e bem-estar são sempre bem-vindas!

    • Fico feliz que você tenha gostado, esse posts vão ser sempre úteis na nossa vida, haha. Obrigada por compartilhar o mesmo comigo!