Meu Armário Cápsula

A minha experiência com o armário cápsula só está começando. Eu fiz o planner que está disponível no grupo do facebook, (você encontra o link no post vivendo com 37 peças) para me auxiliar na escolha ideal das peças. Eu tenho alterações de estilos a cada dia, tem dia que eu quero usar uma coisa bem leve, como saias e sapatilha, tem dias que prefiro jeans e botinha. Eu gosto de alterar os estilos para não enjoar de nenhum e viver de bem com as peças que eu gosto. Não foi fácil tirar as peças do meu guarda roupa, mas tinha roupa que eu nunca usei ou que comprei e usei uma vez só e ficou lá. Eu levo isso como uma aprendizado. Eu sou meio chata com essas coisas, não gosto de roupas com golas apertadas, roupas justas demais, que não sejam de um material confortável, isso me irrita, sou meio chata com isso, mas pensando agora por esse lado, eu que comprava coisa errada achando que era aquilo que iria me fazer feliz e que me deixaria igual a outras pessoas, mas pra que ser igual alguém sendo que você pode viver bem e ter seu próprio estilo? Depois de ler tudo bem calmamente sobre o armário cápsula, me fez entender que desperdiçamos muito dinheiro em coisas que não são necessárias na nossa vida e com isso aprendi a dar valor para o que eu realmente gosto e assim crio o meu estilo próprio.

Bem,  me desfazer das minhas roupas não foi fácil e eu não sou muito apegada com essas coisas, mas doeu sabe, porque eu nunca usei mas não queria me desfazer daquilo .. Engraçado né? 🙁

O inicio de tudo foi estudar o planner e ver o que realmente era aquilo, eu tive auxilio do meu marido para entender o planner e ver realmente quais os pontos ele pedia para ajudar nessa nova fase da minha vida. Ele consiste em você ver o que realmente usa no dia a dia, o que você faz de lazer, o seu tempo no trabalho, enfim, é um estudo sobre o seu estilo de vida e você coloca suas roupas nisso, assim você define seu estilo e consegue associar o que mais precisa ter. Ele também tem um estudo sobre o que você define como estilo, até chegar  no seu estilo, tem as marcas que você mais compra, a paleta de cores que mais te agrada, os tipos de roupa que você mais usa, as combinações que você faz, etc. O que mais me interessou nisso foi a questão das compras, em que lojas você compraria, a pesquisa que você tem que fazer antes de ir ás compras para ver se o dinheiro que você guardou vai dar para comprar tudo que precisa, isso é demais!! Depois você escreve como ficou seu armário e quais lições você aprendeu. Esse planner é fundamental para começar esse desafio, porque ele abre sua mente e faz você pensar diferente de tudo.

Eu fui fazendo isso aos poucos, tirei tudo o que eu realmente não uso do meu guarda roupa, mesmo pensando, “ahh mas eu uso isso depois e sei que não vou usar”, descartei. Esse processo é o mais complicado 🙁 porque você realmente tem que se desfazer de tudo que não usa de verdade. Depois ficou as roupas que vão fazer parte do meu armário, incluindo algumas que eu amo e que irei deixar guardada para a próxima estação, daqui a 3 meses. Eu estou me baseando em clima e não nas estações em si bem definidas, porque aqui no Brasil o clima é instável sempre. O meu armário cápsula está se iniciando em fevereiro e vai durar até maio. A partir daí, eu vou comprar algumas peças para o armário de maio até agosto, onde o inverno vem e aí guardo as roupas que estão no meu armário hoje e substituo por aquelas que estão guardadas e talvez eu até inclua algo do meu armário atual, como calças e saias longas. Sobraram algumas roupas para o calor e outras para o frio, estão guardadas para usar nos próximos 4 meses. A minha meta é essa, de 4 em 4 meses eu troco alguma coisa do meu guarda roupa e guardo o restante para a próxima fase. As peças que “descartei” estão á venda na minha lojinha no enjoei 🙂 . Depois desse processo de limpeza, eu fui ás compras e adquiri aquilo que eu realmente preciso e montei meu guarda roupa e estou muito satisfeita com ele. Eu economizarei em torno de R$ 500 inciais para essa fase nova, depois esse valor vai baixar, porque não precisarei comprar mais tantas peças, porque vou revesar com as outras guardadas. Esse planejamento é fundamental para saber o que realmente precisa comprar e o limite que você terá para gastar, então é tudo que realmente necessite. Se sobrar dinheiro, guarde – o na poupança.

Vou apresentar meu guarda roupa, ele está com 37 peças, eu tinha estipulado inicialmente 40 peças, mas no fim de tudo sobrou 37, mas esse número é o suficiente para mim, foi o que falei no post anterior, o seu armário terá aquilo que realmente precise, pode variar o número de peças, então não se prenda com esse número, porque isso varia de pessoa para pessoa.

Aqui está, o meu lindo armário.

Meu guarda roupa consiste em 37 peças, sendo:

  • 14 blusinhas com alças finas
  • 1 camisetinha
  • 2 cardigans
  • 2 shorts
  • 4 calças jeans 
  • 1 calça legging
  • 1 vestido curto
  • 2 vestidos longos
  • 2 saias longas
  • 2 pares de sapatilhas
  • 2 pares de alpargatas
  • 1 par de sandália rasteira
  • 1 par de bota cano curto
  • 1 par sapato de salto
  • 1 par de tênis

Esse guarda roupa está bem de acordo com a minha rotina. Tenho bastante opção para criar looks para o trabalho e para sair com os amigos. A cada semana quero postar alguma composição que criarei com essas peças, isso ajudará as pessoas a perderem o medo de fazerem combinações e criar um estilo próprio. Bem, espero que tenham gostado do meu armário!

 Beijos 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *