Vivendo com 37 peças

Eu virei fã do blog Teoria Criativa, cada postagem interessante que a Gabi faz que me deixou encantada pelo blog. Um dos assuntos que me chamaram atenção foi o tal do armário cápsula. Eu me perguntei, o que é isso que ela tanto escreve e que eu não consigo entender direito o que vem a ser esse termo.. 

Vamos lá, armário cápsula é um termo utilizado pela Caroline Rector do blog Unfancy, que no inglês fica capsule wardrobe. 

guarda-roupa-minimalista-02

Caroline Rector

A Gabi conheceu ela e decidiu que esse desafio se encaixaria na vida dela e decidi tomar como um desafio para a minha vida também. A Carol estabeleceu o número de 37 peças no guarda roupa, que inclui camisas, calças, vestidos, casacos, blusinhas, saias e sapatos. Armário cápsula nada mais é que, você ter um auto controle de consumismo na sua vida. A Caroline em um armário cápsula específico para o inverno com calça jeans, casacos, botas… Quando chega a primavera, ela substitui essas roupas por sandálias abertas, saias e cardigans, mas mantém a calça jeans e as camisas, assim não trocando tudo do seu guarda roupa. Essa substituição pode ser feita com peças que ela tem guardadas debaixo da cama ou por outras novas. As que “sobram”, ela vende ou doa, sempre as que estão em bom estado. A proposta é você ter um guarda roupa com apenas 37 peças, incluindo sapatos. A proposta é para se libertar do consumismo exagerado e dar valor ao dinheiro, que gastamos meio que a toa, tendo peças que nem usamos e no fim sempre doamos para alguém. A Gabi tem todo esse desafio no seu blog, quem quiser acompanhar ela e entender melhor como esse desafio mudou sua vida, acesse aqui.

11326078_1457464134581336_1880892487_n

Gabi Barbosa

A Gabi foi a minha inspiração para que eu pudesse ter uma vida com menos consumo, mas você vem e me pergunta, só 37 peças? É pouco para mim! 

Lembrando, 37 peças é um número da Caroline, você pode ter um guarda roupa com 30, 40, 50, enfim, o que importa é que você esteja confortável com o número de peças no seu guarda roupa e que não irá se arrepender e pegar o que está para doar de volta 😉

Vamos ao breve resumo do que é um armário cápsula.

Ele consiste em 37 peças, você precisa separar as roupas que mais gosta e as que não usa e tem certeza que não fará falta, você pode doar ou criar uma lojinha no enjoei e vender. A Caroline troca seu guarda roupa de 3 em 3 meses, as roupas que ela gosta e que se encaixa naquela estação ela mantém no guarda roupa, as que não se encaixam ela guarda em caixas embaixo da cama por um tempo, até que chegue a próxima estação e que possa adaptar aquelas roupas ao novo guarda roupa. Você pode complementar o seu guarda roupa com as peças que já possui e comprar algumas novas para completar. A Caroline junta durante os 3 meses 500 dólares, para adquirir novas peças para a próxima estação, peças que realmente necessite. Ela disponibilizou um planner no blog dela para ajudar você a encontrar o seu verdadeiro estilo, ele está em inglês, mas você pode encontrar no grupo do facebook que a Gabi criou a versão em português, traduzida pela mesma. Inclusive, nesse mesmo link está todo o processo de como ter um armário cápsula, o que é necessário para inciar o desafio e as peças que são inclusas no novo estilo de vida.

O armário cápsula não é uma obrigação, eu decidi adotar esse novo estilo para que eu pudesse me controlar nos gastos excessivos com roupas que muitas vezes eu não uso, a Gabi tem um post sobre isso no seu blog, onde ela explica direitinho para que ninguém ache que isso é modinha e que todo mundo tem que fazer. Também me sinto a vontade de falar sobre a Marina Paiva, que também fala um pouco sobre o assunto, ela tem vários vídeos explicando sobre as mudanças na sua vida e auxiliando as pessoas para o desafio cápsula.

Bem, eu estou no começo de tudo e vou contar passo a passo como eu estou fazendo para ter esse novo estilo de vida, tenho certeza que ele vai me ajudar muito e quem quiser seguir o mesmo estilo, se sinta a vontade para visitar os blogs que me ajudaram muito a entender sobre esse desafio.

Grande beijo e até mais.

Teoria Criativa
Un-Fancy
Querido Click